23/05/2006

AS 5 REGRAS DE OURO!

1 - ESCOLHA DO LOCAL - sombra no verão e sol no inverno
Deve estar num local com fácil acesso e água perto para facilitar a rega. Se possível, reservar um local próximo do compostor para armazenar temporariamente os resíduos antes de os adicionar ao processo. O compostor deve estar directamente em cima da terra, porque além de possibilitar a drenagem da água facilita a entrada de microrganismos benéficos do solo para a pilha.

2 - PREPARAR O FUNDO - boa drenagem
No fundo do compostor colocar ramos grossos aleatoriamente para promover o arejamento e depois uma camada de 5 a 10 cm de materiais castanhos. Pode-se também adicionar uma mão cheia de terra ou composto pronto.

3 - MISTURA DE MATERIAIS - Verdes e castanhos
Por cima colocar uma camada de resíduos verdes, que podem, por exemplo, ser resíduos de cozinha ou relva verde.
Cubrir com outra camada de resíduos castanhos, mas não precisa de adicionar mais terra. Uma pequena quantidade de terra contém microrganismos suficientes para iniciar o processo de compostagem. Além disso, os próprios resíduos que adicionar também contêm microrganismos. Se adicionar uma grande quantidade de terra estará a diminuir o volume útil do compostor e a compactar os materiais, o que é indesejável.

4 - AREJAMENTO - revirar quando compactado
Como a compostagem é um processo aeróbio, existe a necessidade de se revirar o composto assiduamente.
Eu costumo fazê-lo duas a três vezes por semana.

5 - HUMIDADE - Regar sempre que necessário
Regar cada camada de forma a manter um teor de humidade adequado. Deve ficar húmido mas não a pingar

COMPOSTAGEM


Durante os próximos tempos vou escrever sobre compostagem. Há sempre um cantinho em cada jardim a dedicar a esta prática. E até as escolas deveriam reservar um tempinho para ensinar esta "arte": a reciclagem de um determinado tipo de lixo!

A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo a que se chama composto.

A compostagem é um processo que ocorre naturalmente e desde que se siga algumas regras básicas, não haverá problemas.