16/09/2006

GARDÉNIA

Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardênia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardénia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardenia augusta.
Além das flores que, sem dúvida, são o verdadeiro espetáculo da planta, a Gardénia produz uma folhagem verde escuro muito bela e brilhante, com o detalhe que as folhas não caem durante o inverno.

Família: Rubiáceas
Origem: Ásia, China
Porte: Arbusto que pode atingir até 2 metros de altura
Plantio: Propaga-se por meio de estaquia da ponta de ramos
Solo ideal: Gostam de solo ácido, rico em matéria orgânica (mistura recomendada: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico)
Clima: Ameno. A Gardénia necessita un ambiente cálido (temperatura não inferior a 10º C).

Luminosidade: Precisa de muita luminosidade, de preferência sol pleno, mas não suporta bem o sol directo nas horas mais quentes.

Regas: Durante a Primavera e o Verão devem ser frequentes, mas recomenda-se não molhar as flores. A quantidade de água deve ser diminuída durante o Outono e Inverno. Solo encharcado, nem pensar!
Se a água for dura (calcária), juntar um pouco de acido citrino (muito pouco mesmo)

Adubo: Durante a primavera e Verão adubar de 15 em 15 dias com adubo líquido.

Uso paisagístico: ideal para ser usada como maciço ou cerca, mas dá óptimos resultados também como exemplar isolado

Podas: Devem ser feitas sempre após a floração. No final do Inverno deve-se fazer também uma ligeira poda para manter o formato compacto.

Problemas:
Folhas amarelas? Falta-lhe ferro. Ou o solo está empobrecido, ou a água é calcária (que bloqueia o ferro, tornando-o insolúvel e a planta não o pode absorver). Solução: acidifica a água e mistura no solo sulfato de ferro.

Os botões tombam antes de abrirem? Podem ser várias coisas: Ambiente excessivamente seco; Falta de luz; Subidas bruscas de temperatura; Falta de rega; Mudança de local, o que não gostam muito.

Pragas e doenças mais comuns: mosca branca; Cochonilhas; Pulgão; Aranhiço Vermelho; Botritis; Oídio.