05/07/2006

O que fazer agora no jardim

CORTAR O RELVADO
Uma vez por semana pelo menos. Não cortar se a relva estiver demasiado seca ou húmida. Depois, regue em abundancia. Agora é a altura de adubar: adubo azotado.

ELIMINAR DANINHAS
Há que eliminar as infestantes. O ideal é arrancá-las uma a uma. Herbicida só em casos muito graves e em terreno vazio.
O que se deveria fazer era aplicar uma cobertura: gravilha, palha, cortiça, plástico.....


PODAS
As bordaduras ou sebes de porte reduzido - precisam de podas constantes, tanto para manter a forma como para lhes travar o crescimento desordenado.
As cortinas de abrigo ou sebes de grande altura, só se deverão podar depois de Agosto, agora só se deverá dar um pequeno ajuste.

PRAGAS MAIS PREJUDICIAIS
Aranhiço-vermelho: surge em ambientes secos e muito quentes. AS plantas ficam delibitadas por falta de seiva e não cresçem. Forma redes finas e sedosas nas costas das folhas, estas secam e encarquilham. Infusões de ortigas costumam resultar em invasões leves.

Lesmas e caracóis: depois de chuvas e em dias de sol, lá andam eles a ratar tudo quanto é folhas tenrinhas. O melhor mesmo é apanhá-los e fazer uma bela de uma caracolada. As célebres armadilhas de cerveja, comigo não deram lá muito resultado e preferi bebê-la.

Mariposa do gerâneo (sardinheiras): muito calor e água excessiva estimulam esta praga. Deve-se cortar todas as partes atingidas e pulverizar a planta com sulfato de aluminío. Associar os gerânios com cravos túnicos ou calendulas, dizem que dá resultado, mas eu nunca experimentei.

3 comentários:

Mavi Pacheco disse...

És a mais linda flor do teu jardim :)
beijux mumi

pulga disse...

Mas que lindas flores há neste jardim. está muito bem tratado e parece-me muito didáctico...

Anónimo disse...

Muito obrigado! Suas informações me foram muito válidas, pois tenho hibiscos que perdem as flores antes de abrirem e me parece que descobri com sua ajuda, o problema.
Seu jardim é muito bacana, parabéns!
Alexandre