16/09/2006

GARDÉNIA

Existem cerca de 250 espécies conhecidas como gardênia, porém a mais cultivada e famosa é a Gardénia jasminoides que, recentemente, parece ter sido reclassificada como Gardenia augusta.
Além das flores que, sem dúvida, são o verdadeiro espetáculo da planta, a Gardénia produz uma folhagem verde escuro muito bela e brilhante, com o detalhe que as folhas não caem durante o inverno.

Família: Rubiáceas
Origem: Ásia, China
Porte: Arbusto que pode atingir até 2 metros de altura
Plantio: Propaga-se por meio de estaquia da ponta de ramos
Solo ideal: Gostam de solo ácido, rico em matéria orgânica (mistura recomendada: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico)
Clima: Ameno. A Gardénia necessita un ambiente cálido (temperatura não inferior a 10º C).

Luminosidade: Precisa de muita luminosidade, de preferência sol pleno, mas não suporta bem o sol directo nas horas mais quentes.

Regas: Durante a Primavera e o Verão devem ser frequentes, mas recomenda-se não molhar as flores. A quantidade de água deve ser diminuída durante o Outono e Inverno. Solo encharcado, nem pensar!
Se a água for dura (calcária), juntar um pouco de acido citrino (muito pouco mesmo)

Adubo: Durante a primavera e Verão adubar de 15 em 15 dias com adubo líquido.

Uso paisagístico: ideal para ser usada como maciço ou cerca, mas dá óptimos resultados também como exemplar isolado

Podas: Devem ser feitas sempre após a floração. No final do Inverno deve-se fazer também uma ligeira poda para manter o formato compacto.

Problemas:
Folhas amarelas? Falta-lhe ferro. Ou o solo está empobrecido, ou a água é calcária (que bloqueia o ferro, tornando-o insolúvel e a planta não o pode absorver). Solução: acidifica a água e mistura no solo sulfato de ferro.

Os botões tombam antes de abrirem? Podem ser várias coisas: Ambiente excessivamente seco; Falta de luz; Subidas bruscas de temperatura; Falta de rega; Mudança de local, o que não gostam muito.

Pragas e doenças mais comuns: mosca branca; Cochonilhas; Pulgão; Aranhiço Vermelho; Botritis; Oídio.

15 comentários:

Diogo G disse...

Olá

Sou um novato da jardinagem. Estava á procura de resolver os meus problemas com os hibiscos quando dei com as suas bonitas gardénias.

Agora já sei pk a minha tem folhas amarelas e os botões caem com frequência. Pena pk é uma planta linda e com uma flor lindíssima.

Vou tomar providências! Obrigado pela informação.

Parabéns pelo espaço.

Unknown disse...

Obrigado Diogo.

Qualquer problema, dispõe... e já agora porque não trocarmos experiências? è que se tu és novato, eu não sou muito experiente. Vou fazendo umas asneiritas aqui, outras ali e a coisa vai-se compondo.

Michelle Artesanato disse...

Olá tenho uma gardênia plantada no vaso grande, elas estão do lado de fora da casa, embaixo de uma cobertura mas bate sou nela,só que as folhas sempre estão amareladas e não deu mais flores o que será que está acontecendo, será que poderia me ajudar, adorei seu blog, um grande abraço e aguardo resposta.

Unknown disse...

Olá Michelle,
O problema será simples de resolver, basta ler:
"Problemas:
Folhas amarelas? Falta-lhe ferro. Ou o solo está empobrecido, ou a água é calcária (que bloqueia o ferro, tornando-o insolúvel e a planta não o pode absorver). Solução: acidifica a água e mistura no solo sulfato de ferro."

Michelle Artesanato disse...

Olá obrigada pelas dicas mas me diz uma coisa, o que é água calcária?. Solução: acidifica a água e mistura no solo sulfato de ferro."
Me desculpe sou nova na jardinagem acidifica água quer dizer colocar algum produto que contenha ferro é isso que entendi?
Qual você me aconselha, desculpe com tantas perguntas é que tenho medo de a minha Gardênia morrer.
Ela está plantada num vaso grande de plástico será que teria algum problema ou teria que ser de cerâmica obrigada pela atenção mais uma vez, tenha uma boa tarde.

Unknown disse...

Boa tarde, tenho um pé de gardenia em um vaso plastico ela esta +ou - com 1 metro ,naõ deu mais flor e agora esta com as folhas amareladas, principalmente as de baixo, algumas são folhas novas o q fazer obbrigada.

Unknown disse...

Boa tarde Elza,

Deve ser falta de ferro

Anónimo disse...

OLA PLANTEI MINHAS GARDÊNIAS EM ABRIL ELAS ESTAVAM LINDAS, MAS AOS POUCOS, AS FOLHAS COMEÇARAM A CAIR E ELA NÃO VAI PARA FRENTE, ESTÁ COM BEM POUCAS FOLHAS E AS QUE NASCEM ESTÃO ENROLADAS. ELA ESTÁ EM SOL PLENO E DE FRENTE PARA MINHA PISCINA, PODE TER ALGUMA RELAÇÃO?

maria naves disse...

Olá, por motivo de mudanças no meu jardim, sou obrigada a desfazer-me de 4 gardênias consideravelmente adultas.
Com muita pena minha, como não tenho a quem as dar.tenho de as deitar fora.
fatimabichonaves@hotmail.com

Vera Lucia disse...

olá Maria Naves li o seu comentário sobre se desfazer das suas gardênias e se ainda estiver com os 4 exemplares eu ficaria muito feliz em tê-los e se estiver disponível vou retira-los Aguardo sua resposta e muito obrigado!

maria naves disse...

Olá Vera.
Neste momento se não estou enganada! só já tenho duas.Mas também se reproduzem por estaca, nesta altura estão cheias de rebentos novos.
Se as quiser, é só conbinar prefiro entregá-las a alguém que as vai cuidar bem.

Anónimo disse...

Olá meu amigo! Tenho uma dúvida a água da chuva já é naturalmente acidificada, eu posso aguar minha gardênia com ela? e quanto ao solo que tipo de esterco ou NPK eu posso usar? Minha gardênia está com folhas amareladas na parte inferior, o que devo fazer? Abraço!!!

Anónimo disse...

Comprei minha gardênia há duas semanas e ela está do mesmo jeito, nem cresceu e nem morreu, mas está com folhas amareladas na parte inferior... O que ela tem? Se possível gostaria que você me ajudasse! Bjs!

Unknown disse...

Boa tarde,
Quando as folhas das gradénias ficam amarelas, é sinal que falta ferro ao solo.
Nestes casos costumo adubá-las com adubo próprio para plantas ácidas (por exemplo aquele que é indicado para as Hortênsias); um pouco de cinza também não lhes fará mal. Já que a cinza contêm magnésio, potassa, fósforo e cálcio.

Ora bem, que cinzas? aquelas que resultam da combustão de madeira, mas que não estejam contaminadas com plásticos ou tintas. A sua qualidade e teor em sais minerais depende sempre da qualidade da madeira queimada.

Unknown disse...

Ola , eu podei minha gardenia no inverno , ela morre?