
Servirá este cantinho, para me orientar a horas nos trabalho de jardinagem, por aqui e por ali.
11/07/2007
04/07/2007
Chá príncipe
28/06/2007
Oleandro
É um arbusto grande, podendo ter por volta de 3 a 5 m de altura. Suas flores podem ser brancas, róseas ou vermelhas. É uma planta pouco exigente se tratando de temperatura e umidade, preferindo rega escassa.
Esta planta é originária do norte da África, do leste do Mediterrâneo e do sul da Ásia.
20/06/2007
Colocasia
Colocasia é o nome de um género botânico da família das aráceas.São plantas angiospermicas, nativas da Polinésia, Sudeste asiático e Brasil.
São espécies herbáceas, perenes, com um grande rizoma que pode ser aéreo ou sob a superfície da terra. Apresentam, ainda, folhas grandes que podem alcançar até 150 cm de comprimento
30/05/2007
PHISALIS



29/05/2007
Phisalis
25/05/2007
Animais no Jardim
24/05/2007
O Pote da rua, junto ao portão
21/05/2007
Oregãos
Estreitamente relacionados com a manjerona, mas de sabor mais forte e aromático, os orégãos são muito úteis, pois são a única erva que fica melhor seca do que fresca. Ligam bem com carne, frango, legumes e com queijo e ovos. Esta erva é muito conhecida pela sua utilização nas cozinhas italiana, grega e portuguesa.
Poejos
O poejo atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico. Em uso tópico é bom cicatrizante e antiséptico. Isso devido seu óleo essencial e taninos, além da carvona, pulegona e mentol. Contra tosse, bronquite, insônia, acidez estomacal, arrotos, febre e gases. Eficaz também para transtornos menstruais , crises nervosas e reumatismo. As pessoas que sofrem de hipocloridria podem se beneficiar com o uso do chá de poejo misturado com algumas gotas de suco de limão. Alivia inflamação e fermentação intestinal, enjôos, azia.É um excelente coadjuvante para estados gripais.Um escalda pés de poejo também é excelente para alívio da gripe e resfriados.A ingestão da planta também é indicada no combate a vermes intestinais.
Infuso: 5 gramas da erva em 100 ml de água fervente por 10 minutos. Tomar 3 vezes ao dia, após as refeições.
Cosmética O poejo presta-se a um delicioso banho estimulante. Ferva 100 gs de folha em 2 litros de água por 10 minutos. Coe e dissolva 2 colheres de sal grosso. Acrescente à água da banheira.
Utilização
Uso caseiro: : Aplicado sobre picadas de insetos ajuda a aliviar a dor; bom repelente para traças. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas. Bom repelente de insetos. Perfuma sachês e potpourris
Uso culinário: Tempera saladas de frutas e verduras, aromatiza sucos e drinques.Chás refrescantes de verão e também usado nos molhos de mentas para acompanhar carnes de carneiro e ovelha.
Uso mágico: Usado nas viagens dentro dos sapatos, evita enjôos de ar e mar. Erva de paz, e plantado perto da casa acaba com as brigas. Traz saúde e alegria para as famílias. Boa para proteção.
Aromaterapia:
Efeitos colaterais: Como as demais mentas, o poejo não deve ser consumido em grandes quantidades, pois a pulegona contida na planta pode exercer ação paralisante sobre o bulbo raquidiano.
Tomilho
É adequado para pratos de longa cozedura e estufados. Ao contrário da maior parte das ervas, com excepção dos orégãos, o tomilho é tão bom seco como fresco. É maravilhoso com borrego, mas também é bom com porco, frango, peixe e ovos. Deve ser utilizado com parcimónia porque o seu sabor se sobrepõe facilmente a todos os outros.
Arruda
Uso externo: Mata piolhos. Contra sarna. Para lavar feridas.
Precauções: Em uso interno, deve ser usada em doses pequenas. Não deve ser usada por mulheres grávidas´.
A medicina popular indica-a nos casos de supressão da menstruação, por seu efeito fortemente emenagogo. Também possui efeitos abortivos.
Suas folhas são utilizadas como chá com fins calmantes. Na forma de infusão (20 gramas para um litro de água), ou empregando-se as folhas secas em pó, combate os piolhos.
Hortelã da ribeira
Salvia
01/05/2007
15/01/2007
Rododendros e Azáleas: beleza invernal
Este género de plantas enchem-se no Inverno e na Primavera de apelativas flores cheias de cor. Com simples cuidados são fáceis de cultivar em qualquer região.
Gostam de: Sombra total ou parcial; Temperaturas temperadas durante todo o ano; Terrenos ácidos; Humidade no Verão; Cultivo em recipientes; Coberturas na Primavera.
Não gostam de: Sol directo; Temperaturas baixas, vento frio e geadas; Solos alcalinos e pobres; Passar sede; Poda contínua; Encharcamento.

Guia de cuidados
Localização à sombra
Os rododendros devem ser colocados a coberto dos raios solares debaixo de árvores altas e protegidos do sol forte, preferindo climas frescos e húmidos.
Terreno ácido e fértil
Precisam de terra ácida e matéria orgânica em decomposição.
Rega abundante
Apesar de necessitarem de bastante humidade, é necessário uma boa drenagem para evitar encharcamentos. Nunca deixar secar a capa superficial do solo.
Coberturas e podas
Deve-se cobrir o solo com uma capa de cascalho ou casca de pinheiro (este material é excelente, pois o pinheiro é ácido). Não gostam muito de podas; após a floração pode-se podar ligeiramente.